Penso, logo cuido

Sustentabilidade - Criativamente Sustentável

Avatar

alt

O título do meu post de estréia até parece óbvio. Gostaria eu que fosse assim. Mas na prática, o que mais vejo por aí é “PENSO, MAIS TARDE CUIDO”. E pra piorar, esse “mais tarde” nunca chega. E é óbvio que agir assim é errado, é insustentável e ruim, para nós como indivíduos, para o nosso futuro, para o todo.

Mas por que tanta gente (como eu, inclusive) eventualmente faz o que sabe ser o errado?!

Reflexões a respeito é o que não faltam. Mas teve uma que me impressionou muito.

Conhecido com “O estudo de conformidade de Solomon Asch*” ou “A unanimidade burra de Solomon Asch” surgiu do questionamento sobre como e até que ponto as forças sociais moldam as opiniões e atitudes das pessoas. Como meio de pesquisa, Solomon realizou um experimento psicológico, onde um grupo de pessoas era reunido em uma sala e e a eles eram feitas 15 perguntas gráficas, do tipo: “qual figura nesta folha tem o mesmo tamanho dessa figura nesta outra folha?” . Detalhe: cada indivíduo tinha que dar a sua resposta em voz alta. As respostas certas eram evidentes, porém dentro do grupo, apenas uma pessoa desconhecia o teste e ela era sempre uma das últimas a respondê-lo. Os demais eram atores que estavam ali para propositalmente dar a resposta errada.

O resultados foram surpreendentes, e trouxeram indícios de que o simples desejo de pertencer a um ambiente homogêneo faz com que as pessoas abram mão de suas opiniões, convicções, individualidades, do que julgam ser o certo:

  • 75% dos participantes escolheram a alternativa errada ao menos uma vez;
  • 37% dos voluntários erraram a maioria das respostas;
  • 5% deles acompanharam a opção incorreta todas as vezes.

O grande problema é que o “ambiente homogêneo” em que vivemos não estimula o agir sustentável, pelo contrário, incentiva a consumir e consumir, cada vez mais, infinitamente.

O quadro pode ser desanimador, mas, por outro lado, a pesquisa identificou que 25% dos indivíduos pesquisados não se importaram com o que os outros estavam dizendo e deram a resposta certa em todas as perguntas. Isto significa que existe uma quantidade significativa de pessoas “corajosas” a ponto de contradizer a maioria e afirmar em alto e bom som: “eu penso diferente!”

E é por isto que aqui estou.

Para contagiá-los com idéias inspiradoras em prol de um mundo mais sustentável, instigar a reflexão, e estimular o lado criativo de cada um. Assumo este compromisso e peço que me ajudem nesta empreitada, indicando conteúdos, participando com comentários, discordando quando achar que devem e compartilhando na rede aquilo que acharem interessante.

Ah, e agora que você conheceu a tal pesquisa sobre “unanimidade burra”, vê lá com quem você vai se “misturar” hein?! Rs...

Até a próxima!

* Assista no youtube: Solomon Asch - Aceitação do errado por conformidade ao grupo



Adicione esta página ao seu Marcador Social favorito
Digg! Reddit! Del.icio.us! Google! Live! Facebook! StumbleUpon! Yahoo! Joomla Portal
Comentários
Adicionar novo RSS
+/-
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
Afonso  - Bem-vinda |21-03-2012 19:25:58
Bem-vinda, Lise, aos selvagens que pensam ser pensadores, hehehe.

Muito interessante essa pesquisa, mais ainda quando sabemos que o que é costumeiramente divulgado na mídia é o errado, justamente para criar um ambiente homogêneo. Com isso as pessoas vão perpetuando comportamentos anti sustentáveis.

Sou Afonso e, apesar de meio relapso (por absoluta falta de tempo, confesso) fui "nomeado" pelo Rafael para ser o editor da área "sustentabilidade". Assim que, qualquer coisa que precisares entra em contato sem cerimônia, ok?

Abs e sucesso!
Rafael Reinehr  - Inconscientes adormecidos |21-03-2012 20:03:56
avatar Bem, vejo que o Afonso já se apresentou!

Agora, chega minha vez de lhe desejar as boas-vindas, Lise! E já de cara trazendo um assunto palpitante.

Como nada é por coincidência, acho que esse estudo dialoga bem com um artigo do Marcos Bidart publicado aqui mesmo no OPS!, no outro dia. Ele pode ser lido aqui: http://opensadorselvagem.org/utopia/dialogos-entre-paradigmas/voce-nasceu-para-ser-governado

Em função dele, acabamos derivando para cá: http://www.facebook.com/reinehr/posts/10150878799569951?notif_t=feed_comment

E assim as linhas descontínuas continuam a cezer espacialidades e especialidades, nos teares e saberes dos inconscientes adormecidos.
Lise Longo  - re: Bem-vinda |21-03-2012 20:32:25
avatar Afonso, agradeço pela recepção calorosa!

Rafael, fiquei muito feliz com seu convite.. de verdade, me sinto honrada em participar deste portal! Quanto aos links, vou vê-los já, parecem interessantes!

Abraços e mais uma vez, obrigada!
Me tuíta!
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

Cole no seu blog

 

 Visite a Coolmeia

Login

             Sem conta?