O Dia do Trabalho e a Torre da Liberdade

Vida e Estilo - Hypocrisis

Avatar

alt
 
 
Ok! É um negócio privado e ninguém tem nada a ver com isso, certo? Nem tanto, talvez!
 
Ironicamente batizada de Torre da Liberdade, o One World Trade Center é muito mais um símbolo da falta de liberdade de toda uma civilização. Um modelo de civilização que aprisiona mais de 1 bilhão de seres humanos na fome (uma e cada seis pessoas no planeta. Fonte: https://www.fao.org.br/dma2009_asaec.asp); mais de 1 bilhão na falta de água potável (Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_272416.shtml), e outros tantos mais sem moradia ou sem moradia adequada.
 
Os que possuem acesso, mínimo que seja, à moradia, alimentação e água potável, estão presos a um modelo de desenvolvimento urbano  que faz as pessoas perderem  2 horas e 43 minutos por dia no trânsito (dados de São Paulo, por exemplo. Fonte: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/9177) ; vivem sob níveis de poluição altíssimos; trancam-se em casa para terem um mínimo de segurança (com todo aparato possível: cercas elétricas, segurança particular, cães, etc..) e por aí vai. É uma realidade por todos conhecida e vivenciada. Continuar enumerando situações de falta de liberdade do nosso “modelo de civilização” seria continuar a chover no molhado.
 
E vemos na notícia "Novo World Trade Center passa a ser o prédio mais alto de Nova York"(1):
 
Contudo, o prefeito Michael Bloomberg enfatizou o lado positivo da obra, destacando a relação da cidade com uma arquitetura exigente.
— O horizonte da cidade de Nova York está, uma vez mais, se elevando a novas alturas — disse Bloomberg. — Os últimos avanços no World Trade Center são um testemunho da força e da determinação dos nova-iorquinos e de nossa crença em uma cidade que sempre vai mais alto.
— Hoje nossa cidade conta com um novo edifício mais alto e um novo sentido de nosso radiante futuro — disse Bloomberg.
 
“Uma cidade que sempre vai mais alto” e dá “um novo sentido de nosso radiante futuro”. É para isso que trabalhamos, para um futuro radiante onde o produto do trabalho seja empregado no fortalecimento do sistema prisional da fome, da sede, da poluição, da insegurança.
 
O trabalho dignifica o homem. Não é assim que somos educados e assim passamos a vida? E morremos felizes por termos deixado trade centers mundo afora. Orgulhosos dizemos que criamos e alimentamos nossos filhos para que sigam a mesma trajetória: iludirem-se a vida inteira que são felizes por trabalharem e por terem o sagrado e constitucional direito de fazer greve. Contra o quê? Ora, contra o mesmo trabalho que lhe “dá a felicidade”. Greve para melhorar a prisão onde estamos... Certo. Podemos ir a um cinema, ver a novela, comer pipoca, passear no parque... Temos nosso feno garantido, ao menos. É apenas isso que nosso trabalho rende: feno para continuar trabalhando até morrer.
 
 Nosso trabalho é inútil, pois só serve para construir torres da liberdade mundo afora.

(1) Fonte da imagem e da citação: Portal ZeroHora/ClicRBS:  http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2012/05/novo-world-trade-center-passa-a-ser-o-predio-mais-alto-de-nova-york-3744221.html



Adicione esta página ao seu Marcador Social favorito
Digg! Reddit! Del.icio.us! Google! Live! Facebook! StumbleUpon! Yahoo! Joomla Portal
Comentários
Adicionar novo RSS
+/-
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
Sérgio Pecci |01-05-2012 11:12:59
Gostei bastante do seu texto, Afonso! Não penso que ele seja incompatível com o velho Marx...Ainda que na sua faceta Groucho. A imagem fálica do 'Trade', parece uma compensação por tudo que nos é castrado. Como se o trabalhador, ou o despossuído pudesse se orgulhar por ter tamanha potência e liberdade. Alienação e ideologia, duas boas fontes para hipocrisia...
Luiz Afonso Alencastre Escosteguy  - Componentes |01-05-2012 11:48:10
avatar Sem dúvida, Sérgio. Alienação e ideologia são grandes componentes da hipocrisia...
Me tuíta!
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Cole no seu blog

 

 Visite a Coolmeia

Login

             Sem conta?