Por que morar na Argentina?

Casa Rosada

Mudar para outro país é sempre um pouco dramático, mesmo que seja para um país ali do lado. É claro que morar na Argentina, para um brasileiro, tem suas vantagens. A principal é a distância do Brasil, que torna fácil matar a saudade da família, dos amigos e da comidinha brasileira.
É sobre essa experiência de morar na Argentina, mas precisamente em Buenos Aires, que vou falar nesta coluna. Sirva-se de um café com leite e fique à vontade! Vamos começar…

Mudar para outro país é sempre um pouco dramático, mesmo que seja para um país ali do lado. Tudo é diferente: o clima, a comida, o idioma… e até os produtos de limpeza! Não ria. Se adaptar aos produtos de limpeza do novo país pode ser bem complicado! É claro que morar na Argentina, para um brasileiro, tem suas vantagens. A principal é a distância do Brasil, que torna fácil matar a saudade da família, dos amigos e da comidinha brasileira.
É sobre essa experiência de morar na Argentina, mas precisamente em Buenos Aires, que vou falar nesta coluna.

Casa Rosada

Para começar, vou responder a uma pergunta que sempre me fazem: Por quê? No meu caso foi porque meu marido recebeu uma boa oferta de trabalho, mas vir morar na Argentina pode ter vários motivos interessantes. Neste tempo em que estou aqui conheci muita gente que veio morar na Argentina principalmente para estudar ou para conhecer uma outra cultura, mas tem também um alemão que veio para passar seu ano sabático (aquele ano que os profissionais bem sucedidos tiram para descansar, quando já ganharam dinheiro o suficiente), uma jornalista belga que veio morar oito meses para escrever um artigo sobre a ditadura argentina, uma inglesa que veio porque acha os argentinos exóticos e bonitinhos e uma brasileira que veio de férias por trinta dias para fazer um curso de espanhol e no final resolveu não ir mais embora. Enfim, motivos não faltam e são os mais variados possíveis.
Seja lá qual for o seu motivo, entenda que conhecer a Argentina vai muito mais além do que esquiar em Bariloche, tomar vinho argentino e visitar os monumentos e praças de Buenos Aires. É também conhecer a gente que vive aqui e tentar descobrir o que eles gostam, seus segredos. É isso o que eu tento fazer desde que moro aqui e se você quiser me acompanhar nesta "missão" que eu ainda não sei se será bem sucedida, volte sempre para ler esta coluna. Se eu não alcançar o objetivo totalmente, pelo menos daremos boas risadas juntos.

About the author

Chris Pessoa