A bela Vice-Primeira-Dama

No dia seguinte à posse da primeira mulher Presidenta do Brasil, o que mais ganhou destaque na mídia e na Internet foi a beleza da vice-primeira-dama, Marcela Temer. Já que o país não tem primeira-dama e nem “primeiro-damo”, o assunto mais quente das páginas de fofocas girou em torno dos atributos físicos da muher do vice-presidente.

Só faltou o Lula dizer que “nunca antes na história deste país” houve uma vice-primeira-dama tão bonita. O que não é verdade. Isto é, a Marcela é realmente jovem e bonita, mas o Brasil já teve uma jovem e linda vice-primeira-dama que foi Maria Thereza Goulart (nascida em 23/08/1940), esposa de João Goulart que foi vice de Juscelino Kubitschek (1956-1961) e também vice de Jânio Quadros, antes de ser tornar presidente em 1961, após a renúncia intempestiva do “homem da vassourinha”.

Jango conheceu Maria Thereza quando ela tinha 14 anos e se casaram quando ela tinha 17 anos (na época não se falava muito em pedofilia). Ele 22 anos mais velho.

Como disse Zuenir Ventura ( O Globo, 08/01/2011), a beleza de Maria Thereza e seu estilo de penterar o cabelo ficou marcado na imprensa e no imaginário nacional com sua presença no famoso Comício da Central do Brasil: “Foi naquele palanque em frente à Central e diante de 150 mil pessoas que se fixou no imaginário do país como emblema aquele perfil de escultura grega — o nariz retilíneo e o pescoço longo de Modigliani… o país ameaçando pegar fogo e Maria Thereza serena, imperturbável, sem mover um músculo — linda. E o coque? Modelo para as moças, o coque era fetiche para os rapazes”.

Como diria o filósofo, a história se repete, mas não com os mesmos detalhes. Michel Temer começou a namorar Marcela quando ele tinha 63 e ela 20 anos. Diferença de 43 anos. Hoje ele tem 70 e ela 27 anos. Na posse do marido ela manteve uma pose de Maria Thereza, “serena e impertubável”, com a diferença de que trocou o coque pela trança, que já virou “modelo para as moças e fetiche para os rapazes”.

Marcela Temer também foi comparada com Carla Bruni, a bela primeira-dama francesa. A diferença é que Carla Bruni tinha uma carreira bem sucedida como modelo e cantora e já tinha um filho antes do seu casamento com o presidente francês Nicolas Sarkozy. Aliás ela continuou com o nome de solteira e não adotou o nome de Carla Sarkozy. Carla Bruni recebeu um gabinete na ala leste do Palácio Eliseu, com direito a um secretário particular e se tornou embaixadora do Fundo Global para a Luta contra a Aids. Nesta condição já visitou o Benin, encontrou-se com as famílias adotivas dos órfãos haitianos, etc. Também já representou a França em encontro com o Dalai Lama em 2008.

Qual será o papel de Marcela Temer no próximo governo? Será uma Maria Thereza? Será uma Carla Bruni? Não podemos esquecer que quando Dilma Rousseff viajar para o exterior a vice vai se tornar primeira-dama. Mas a julgar pelas intenções do marido ela será apenas uma discreta dona-de-casa e cuidadora do cônjuge e do filho. Foi o que disse o vice-presidente, no dia 02/01/2011, quando perguntado sobre a esposa: “Ah, ela é discretíssima, é minha mulher e mãe do meu filho”.

Realmente existe um grande contraste entre Dilma Rousseff e Marcela Temer. A primeira lutou contra a ditadura, casou, descasou, casou de novo, descasou novamente, construiu uma carreira de sucesso, inovou ao se tornar a primeira presidenta do Brasil e tem como meta o fortalecimento da mulher e a erradicação da miséria do Brasil. A segunda parece que quer manter um papel secundário, de acordo com a vontade do marido, que enquanto presidente do PMDB e da Câmra de Deputados manteve práticas misóginas em relação às mulheres na política e deu pouco apoio às mulheres nos espaços de poder.

As diferenças entre a primeira Presidenta e a vice-primeira-dama refletem as diferenças intra-gênero no Brasil. O país ainda tem muitas mulheres que adotam o velho modelo patriarcal e tradicional de família, enquanto outras já estão avançadas no processo de despatriarcalização e atuam nos parâmetros de uma sociedade pós-patriarcal. É um mito achar que as mulheres se preocupavam só com a beleza. Parafraseano Vinícius, a beleza é importante, mas complementando:  a inteligência e o compromisso social e ambiental são fundamentais.

 

Frase de parachoque de caminhão:

“IDOSO CASAR COM MULHER MUITO MAIS NOVA É UMA TEMER IDADE”

About the author

José Eustáquio Diniz Alves