Primeira Presidenta (sem Primeira-Dama)

No dia 01/01/11 tomou posse a primeira mulher presidenta do Brasil. Dilma Rousseff subiu a rampa do Palácio do Planalto e deu início à primeira alternância de gênero da República brasileira.

Antes desta data, as mulheres chegavam aos Palácios do Poder (Palácio do Catete/RJ e Palácio do Planalto/DF) como primeiras-damas. Em geral, o primeiro casal do país reproduzia o modelo de família em que o homem tinha o papel de provedor e a mulher era subordinada e cumpria as funções de cuidadora.

Porém, este modelo de família – com forte tradição patriarcal – está em declínio. No Brasil do século XXI, crescem o número de pessoas morando sozinhas, de famílias monoparentais, dos casais de dupla renda e sem filhos (DINC), das uniões do mesmo sexo, da homoparentalidade, etc.

Antigamente se dizia: “Atrás de todo grande homem, existe uma grande mulher”. As primeiras-damas faziam o papel de mulheres que davam suporte aos seus maridos e não tinham uma carreira própria. Neste sentido, a doutora em antropologia, Ruth Cardoso, já havia sido um tipo de primeira-dama diferente do figurino tradicional.

Mas a posse de Dilma Rousseff como a primeira Presidenta do Brasil – mulher separada e com apenas uma filha – significa uma grande mudança em termos daquilo que se chama de ideal de família completa, com muitos filhos e patriarcal.

Dilma Rousseff desfilou debaixo de chuva, em carro fechado e ao lado da filha pela esplanada dos ministérios até o Congresso Nacional. A segurança foi feita por mulheres, simbolizando as mudanças de gênero da sociedade brasileira e o fato das  mulheres ocuparem cada vez mais espaço na sociedade.

O discurso de posse foi preciso e abrangente, reafirmando a força da mulher e o compromisso com a erradicação da pobreza. Dilma disse que será rígida no combate à corrupção e ao mal feito. Defendeu a educação, a valorização dos profissionais da escola e disse que os professores são autoridades do ensino. Foi um discurso de estadista defendendo a paz, o meio ambiente, os direitos dos povos e o compromisso com os direitos humanos, etc.

Na descida da rampa do Congresso Nacional, Dilma Rousseff passou em revista as tropas e assumiu formalmente o cargo constitucional de Comandante Chefe das Forças Armadas do Brasil.

Depois de desfilar em carro aberto pela praça dos Três Poderes, Dilma Rousseff subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado do vice-presidente Michel Temer e recebeu a faixa presidencial do presidente Lula. Em seguida fez um pronunciamento do parlatório, recebeu as delegações estrangeiras e deu posse aos ministros, dando início ao primeiro governo da primeira mulher Presidenta da República. Vamos torcer para que seja um governo de sucesso que respeite a democracia, a defesa do meio ambiente, a participação de todos os cidadãos e que promova o bem-estar da população brasileira.

About the author

José Eustáquio Diniz Alves