De cigarros a charuto

___Reza a lenda que, na década de 1930, Allen Lane, ao empreender uma viagem de trem sem encontrar nenhum livro bom para comprar na estação, teve a ideia de fundar uma editora que vendesse livros de boa qualidade, a preços baratíssimos, em quase qualquer lugar. Lane fundou a mais famosa editora do mundo, a Penguin.
___Na década de 1980, Luiz e Lilia Schwarcz resolveram fundar, em um país com um número de leitores pouco notável, uma editora que mostrava bastante cuidado com seus livros, apresentando edições de ótima qualidade. O casal criou aquela que hoje é a melhor editora do Brasil, a Companhia das Letras.
___Nesta semana, a britânica Penguin, em sociedade com a Companhia das Letras, está lançando seu selo aqui no Brasil. As duas editoras são ótimas e contam com títulos fabulosos. A sociedade tem tudo para dar certo. Os primeiros quatro lançamentos são uma nova tradução dO Príncipe, de Nicolau Maquiavel (com prefácio de Fernando Henrique Cardoso), Pelos Olhos de Maisie, de Henry James, e Joaquim Nabuco Essencial e O Brasil Holandês, organizados por Evaldo Cabral de Melo.
___O único porém, muito digno de nota, é que Allen Lane costumava se gabar que seus livros eram extremamente acessíveis – custavam menos que um maço de cigarros. A Companhia das Letras, por melhor que seja, nunca teve fama de publicar livros baratos – e esse defeito, infelizmente, está presente nos novos livros Penguin-Companhia das Letras. O preço das obras está bem mais caro que um simples maço de cigarros; cada livro, vale dizer, está parecendo muito mais um charuto cubano.

 

About the author

M. Ulisses Adirt