Modos de ver

Templo Zu Lai - Monge bravo
___Um grupo de amigos resolveu fazer o último encontro do ano em um templo budista aqui de São Paulo. Fomos todos, então, ao Templo Zu Lai. Para quem não conhece, o lugar é enorme, com construções interessantes, estátuas e uma jardinagem bem cuidada.
___Os olhares dos meus amigos sobre o local, entretanto, divergiram bastante. Alguns viam aquele templo como um lugar de comunhão com a natureza, de tranqüilidade; a representação de uma paz perfeita. Apreciavam a paisagem e diziam como seria maravilhoso se todos vivessem daquele modo.
Templo Zu Lai
Templo Zu Lai
Templo Zu Lai

___Outros viram um local cheio de hipocrisia. Disseram que pessoas que pregavam o desapego aos bens materiais não poderiam viver em um lugar tão grande, com templos tão ricamente construídos. Encontraram mais de um exemplo para demonstrar que as pessoas iam para lá para se sentir melhor, mas que não abandonavam de maneira alguma seu modo capitalista de viver – simplesmente mais um local de consumismo religioso.

Templo Zu Lai - Monges?
Consumismo no Templo
Estacionamento do Templo Zu Lai

___Posso dizer que, provavelmente, nenhum dos grupos tinha completa razão, mas que fizeram algo importantíssimo: pararam para refletir. Isso é exatamente o que tentamos proporcionar aos leitores do Ops!. Por isso que mantemos por aqui colunistas e blogueiros tão estranhos que falam de assuntos bastante atípicos, que pensam de forma incomum, que proporcionam bases para novas formas de ver o mundo. E no próximo ano, pretendemos continuar assim.
___Um ótimo 2010 para todos.

#####

P.S.: Sobre olhar o mundo com outros olhos, tenho um link extra para reflexão. Divirtam-se.

About the author

M. Ulisses Adirt