Mais Teatro Brasil

Se você mora em uma cidade grande deve achar as coisas que eu vou falar aqui uma bobagem. Afinal, nunca foi uma coisa que você teve que parar para pensar. Mesmo que você nunca tenha ido ao teatro (o que é uma pena!), você sempre soube onde ele se localiza. Você já passou pela frente de um. Você sabe que estão ali espetáculos em cartaz. Agora, se você mora em 80% das cidades do Brasil, você sabe bem do que eu estou falando. Você já pode até tido vontade/desejo/curiosidade de ir à um teatro ou centro cultural, mas na sua cidade isso não existe.

Foi pensando nisso que foi criada pela Cennarium a campanha "Mais Teatro, Brasil".

A campanha "Mais Teatro, Brasil" quer juntar o maior número de assinaturas possível para dar entrada, junto ao Congresso Nacional, num Projeto de Lei de Iniciativa Popular, para que seja obrigatória a construção de um "Centro Integrado de Cultura" em cada município, cuja população seja superior a 25 mil habitantes.

A ideia central é permitir que populações inteiras, que nunca tiveram contato com espetáculos de qualidade, ou mesmo espaços destinados à arte e à cultura – em sua imensa maioria restritas ao eixo Rio – São Paulo –, passem a ter acesso as mais diversas formas de expressão artístico-culturais, fomentando e desenvolvendo entre estas populações, um hábito tão fundamental para a formação do caráter de um povo, como é a cultura!

Leia todo o manifesto e veja informações que são, de certa forma estarrecedoras. Por exemplo: Você sabia que em todo o Estado do Tocantins, cuja população estimada é de 1,250 milhão de habitantes, há apenas uma sala de teatro? Que em todo o Estado de Rondônia, cuja população estimada é de 1,5 milhão de habitantes, há apenas três salas de teatro?

Pois é, é por essas e outras que é importantíssimo criar para o Brasil um programa ou projeto que tenha a cultura como eixo. A cultura é o núcleo fundamental de toda a sociedade! Somente por meio da cultura é possível o desenvolvimento ético, moral, intelectual e educacional de toda a nação, permitindo, até mesmo, reduzir de forma significativa, os níveis de violência e o uso de drogas por parte de jovens, adolescentes e crianças, ao se tornarem muito mais conscientes e esclarecidos.

Ao permitir que desde cedo tenham acesso à cultura, começa a se desenvolver entre eles esse hábito tão fundamental para a formação de seu caráter, melhorando inclusive o seu aprendizado e desempenho escolar.

Sem o acesso à cultura, fica difícil despertar, nos próprios pais, o interesse para que seus filhos frequentem escolas, estudem ou tenham uma educação de qualidade. Não é a toa que vemos tantas crianças trabalhando nos campos, ou pedindo esmolas e vendendo balas no trânsito das grandes cidades, ao invés de estudar.

Portanto, a conclusão obvia que se chega é que quanto maior for o acesso à cultura, melhor será o nível da educação, e quanto melhor o nível da educação, menor serão as desigualdades sociais.

Vamos lá! Assine já o manifesto. Ajude a divulgar. Vamos fazer algo para mudar o país. Comecemos com as coisas mais simples.

About the author

Max Reinert