Haja luz;e houve luz.

Há mais ou menos 6.000 anos (alguns estudiosos acreditam que pode chegar a 70.000) o homem começava a contar pedrinhas para representar o número de ovelhas, dias, objetos, etc.

Não demorou muito para o homem primitivo perceber que no seu próprio corpo estava a mais poderosa ferramenta de cálculo da pré história, as mãos. O novo método foi uma revolução que ajudava a acelerar os cálculos, que a esta altura da história já poderia ser considerado um sistema bastante complexo, comparados à contagem com pedras e outros artefatos. Em vários idiomas, a raiz das palavras "cinco" e "mão" têm o mesmo significado. Um exemplo é os Tamanacos, uma tribo da América do Sul, que usavam a mesma palavra para cinco e para “uma mão inteira”.

 

Na cultura clássica são encontrados diversos testemunhos escritos, referentes às mãos como instrumento de cálculo. Entre os Gregos, Aristófanes a Plutarco fazem-lhe referência. Com a frase tuos digitos novi”, conheço a tua habilidade com os dedos, Cícero testemunha que a prática era igualmente corrente em Roma

Calcular com os dedos das mãos

 

Mas a necessidade de contar quantidades cada vez maiores e cada vez mais rápidas fez com que o homem primitivo, fosse adaptando sua linguagem numérica às novas descobertas.

Novas invenções foram sendo criadas pelo homem para auxiliar nos cálculos, e muitos povos usufruíram ao máximo estas tecnologias.

Um exemplo interessante foram os Egípcios, que além de serem mestres na arquitetura, conheciam muito bem a matemática, especialmente alguns teoremas de geometria, os números naturais e os números racionais positivos de numerador um, bem como um valor aproximado para(Pi), p= 3.16.

Os responsáveis por medir as terras, eram os "harpedonatas". Documentos escritos naquela época revelam que os construtores egípcios sabiam que um triângulo com lados 3, 4, 5 era forçosamente retângulo. Diz a história que estes sábios usavam uma corda na qual davam nós a intervalos de igual distância formando com ela esse tipo de triângulo. Este processo ficou conhecido como a corda dos treze nós. Assim conseguiam lentamente restabelecer os limites dos antigos campos.

 

Os tempos mudaram, e a tecnologia utilizada para fazer medições hoje em dia, é realizada por modernos teodolitos a Laser, scanner , e satélites artificiais em volta do planeta.

O mundo se tornou globalizado com a criação do computador e da internet, o que de certa forma foi responsável pela aceleração exponencial do ritmo das descobertas científicas, ficando cada vez mais próximo de encontrar as respostas para diversos enigmas.

Agora estamos a um passo dos computadores quânticos, e de talvez, achar a matéria prima responsável pela formação de todo o universo (Boson de Higgins ou partícula de Deus). Novas perguntas serão feitas, e novas formas de fazer cálculos serão inventadas até o dia em que os seres humanos ao nascerem serão programados através de nano-chips (neurometer) implantados em todo o corpo, para aperfeiçoar e acelerar ainda mais o desenvolvimento intelectual. E talvez o homem chegue ao seu ápice, ultrapassando a última barreira imposta pelas leis do universo.

o dedo de deus

 

(…então se arrependeu o senhor de ter feito o homem na terra…)

Gênesis 6.5-7

 

 

 

About the author

Antonio Madrid