O novo Index

___Nada melhor para perpetuar o próprio poder do que manter os outros como ignorantes. Durante mais de 400 anos, a Igreja Católica Apostólica Romana conseguiu deixar seus fiéis mais cegos e dificultou – mais ainda – que toda a sociedade tivesse contato com determinadas correntes do pensamento humano. Sua lista de livros proibidos, o famoso Index Librorum Prohibitorum, foi uma imensa venda para os olhos da humanidade.
___Por causa desse diabólico Index, o contato com algumas obras de Descartes, Montesquieu, Stendhal, Flaubert, Voltaire, Alexandre Dumas, Rousseau, La Fontaine (!), Sade, Defoe, Swift, Maquiavel e diversos outros pensadores foram dificultadas. Mais do que isso, nas brilhantes palavras da historiadora Silvia Cortez Silva, “O problema da institucionalização da censura não pode ser reduzido ao número de livros que proibiu, nem nos pensadores que intimidou, mas na sua notável influência em produzir uma sociedade de mutilados mentais, na formação de uma mentalidade preconceituosa, conservadora, refratária à idéia de progresso”.
___Caminhando na direção contrária à da Igreja, Daniel Lopes resolveu fundar, aqui no Opsblog, em dezembro do ano passado, o blog Index. Como diz atualmente o subtítulo – “Ateísmo, ciência e religião” –, o sítio mergulha em questões científicas e discute religiões com um viés reflexivo, sem apresentar verdades inquestionáveis. Não é a toa que os comentários são abertos (e respondidos pelo Daniel com muuuuuuuuuita paciência) e que as indicações do blogroll não são apenas dos confederados das ideias do autor.

___Daniel varia bem os assuntos com vídeos de debates, análises de textos, indicações de filmes, resenhas, notícias científicas e até quadrinhos. Contrariando bem a natureza do Index católico, o Index do Ops! possui ainda uma lista fabulosa com livros ligados aos temas correntes do blog. Acompanhá-lo, prestar atenção em suas indicações e participar de suas discussões é um ótimo caminho para a formação de uma mentalidade com menos preconceitos, mais liberal e aberta para mudanças. Em minha modesta opinião, foi uma das melhores aquisições recentes deste portal.
___Ficam aqui meus votos de uma vida longa e próspera a esse novo Index. Parabéns, Daniel.

 

About the author

M. Ulisses Adirt