Eu juro que tento!

Quando o Rafael me convidou para escrever uma coluna no OPS! disse: “pode ser semanal ou quinzenal”. Bem que eu tento seguir a orientação, mas tem sido impossível. Cheguei a pensar que o tema não renderia tanto artigo assim e que um a cada semana seria possível fazer. Ledo engano! Do jeito que as coisas andam, a coluna vai ser diária, talvez contrariando o esquema do OPS!

Mas o que fazer diante da notícia de que José Serra “nega direcionamento, mas admite possível acordo entre construtoras do metrô”? (aqui, no UOL). E no texto diz que ele afirma que não era mais governador à época.

Ora, enganam-se os que pensam ser a prostituição a profissão mais antiga do mundo. Não, a mais antiga é a de construtor/empreiteiro. Afinal, Deus, anterior e criador da primeira prostituta, construiu o mundo. E nele juntam-se dois papéis interessantes: governador e construtor do mundo. Daí a afirmar que um governador desconhece conchavos feitos por empreiteiras,é muita hipocrisia. Lembremos que foi naquela época que nasceu, também, o primeiro conchavo entre construtores:

– Tchê, disse Deus para o Diabo, negócio é o seguinte: tu ficas com o Inferno que eu administro os empreendimentos aqui do Céu. E lá na Terra a gente deixa para os humanos se virarem, certo?

Ao que o Diabo respondeu: – nada a ver, meu! Se os humanos vão sacanear nas licitações, então o negócio deles é comigo!

Deus, que já estava no seu eterno descanso do sétimo dia, sequer esboçou uma contraproposta. Concordou prontamente e foi fazer a sesta.

Trabalhei oito anos em empreiteiras e cansei de fazer orçamentos para diversas empresas ao mesmo tempo em diversas licitações. Tudo combinado. Nessa eu levo e te subcontrato; na outra tu levas e te subcontrato. E assim caminha a humanidade… E tudo com conhecimento das “otoridades”. Concordo que é difícil impedir, mas daí a dizer que desconhece…

É o negócio mais antigo do mundo e agora o excelentíssimo senhor ex-governador e atual candidato a presidente vem dizer que não sabia?

Nos poupe, por favor, de tamanha hipocrisia!

About the author

Luiz Afonso Alencastre Escosteguy

Apenas o que hoje chamam de um idoso. Parodiando Einstein, só uma coisa é infinita: a hipocrisia. E se você precisou saber meu "currículo" para gostar ou não do que eu escrevo, pense bem, você é sério candidato a ser mais um hipócrita!