Fluminense, Campeão da Libertadores 2008?

Como brasileiro e admirador do futebol técnico da equipe dirigida por Renato Gaúcho, espero que sim. Enquanto torcedor de outras tradicionais equipes do futebol brasileiro, creio que muitos torçam o nariz e digam que não…

 

Há ainda o fator Argentina na questão… Um título do Fluminense aproxima o Brasil de seu maior rival no quesito conquistas intercontinentais. Por outro lado, ainda de olho nas rivalidades – só que nas nacionais – equipes tradicionais como Botafogo, Atlético Mineiro ou Corinthians ainda não conquistaram o caneco sulamericano e isso significa que essas torcidas em particular não devem estar querendo ver o troféu indo para as Laranjeiras.

Essas pendências a parte, o Fluminense é favorito sim. Tem mais time, tradição, banco, treinador e representa o futebol penta-campeão mundial. Por essas e por outras já tem muita gente encomendando a faixa entre os torcedores do tricolor carioca, mas ainda falta ganhar os jogos da LDU… Calma gente!

E, depois têm outras… A LDU não chegou a final à toa… Foi osso duro de roer para o próprio Fluminense na primeira fase e, aos poucos, chegou a finalíssima como quem não quer nada. Outro ponto importante é lembrar que não há mais bobos entre as quatro linhas de um campo de futebol, ainda mais aqui na América do Sul (Basta lembrar a recente vitória da Venezuela, sempre vista como a ovelha negra do futebol local – pois nunca conquistou nada de expressivo – sobre o campeoníssimo Brasil).

Além disso, o futebol do Equador é um dos que mais evoluiu na última década por essas bandas sul-americanas e, para completar, aquele país ainda não teve o gostinho de ganhar a Libertadores… Isso certamente vai fazer os jogadores da LDU comer grama não apenas pelas cores de seu uniforme, mas também pelas da bandeira de seu país…

Por isso mesmo, muita atenção e dedicação, garra e vontade de vencer, aliadas a tradicional técnica do futebol brasileiro, são decisivas para o Fluminense chegar lá. Não adianta pensar que as vitórias sobre o São Paulo e o Boca Juniors (tradicionais bicho-papões da Libertadores) já garantiram um lugar no Olimpo do futebol mundial… Tem que comer grama também!

About the author

João Luís de Almeida Machado