Por uma Seleção Brasileira…


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

A legião estrangeira entrará em campo hoje a noite para tentar salvar o emprego do Dunga (que corre o sério risco de ser substituído em caso de novo fiasco… E quem será a "Branca de Neve" a substituí-lo?), ameaçado de nem ir a Pequim em função das recentes derrotas ante as "superpoderosas" seleções da Venezuela (que depois dos 2×0 no Brasil encarou as Ilhas Fiji, adversário poderoso… e venceu por 1×0) e do Paraguai (também por 2×0, mas que poderiam ter sido 4×0 se as traves paraguaias do Defensores Del Chaco não tivessem jogado a nosso favor).

E que lições tiramos de tudo isso? Até agora aparentemente nenhuma…

Nada tenho contra o técnico Dunga, capitão da seleção tetra-campeã em 94 e vice-mundial em 98, mas também penso que, a seu favor não há muitos pontos (enquanto técnico) – o que lhe dá algum crédito é a surpreendente vitória na final da Copa América do ano passado, com os 3×0 sobre a Argentina fazendo com que todos deixássemos de vê-lo como mais um treinador de vida curta no escrete nacional.

Penso que lhe falta experiência, pois não treinou nenhuma equipe futebolística antes de assumir o cargo na mais tradicional e vitoriosa seleção nacional do planeta. É mais ou menos como se imaginássemos dar o cargo de Chef do maior e mais tradicional restaurante do mundo para um dos garçons que trabalhavam no atendimento do mesmo… Ainda que esse garçom tenha ganho todos os prêmios possíveis em sua profissão, a migração para a cozinha demandaria experiências e conhecimentos que o mesmo ainda não teria… Seria necessário estudar, ter vivências em outras empresas, mostrar-se um igualmente vencedor nesse outro campo de ação…

Outro aspecto marcante é a distância que se criou entre os jogadores de nosso selecionado e a torcida brasileira. Os titulares jogam em equipes estrangeiras. Alguns reservas de equipes brasileiras estão sendo negociados e no segundo semestre estarão também em campos italianos, espanhóis, ingleses ou alemães. Os amistosos da SeleNike são disputados todos no estrangeiro, na Europa, na Ásia ou na América do Norte…

Ninguém mais consegue se identificar com a seleção. E olhem que temos bons jogadores por aqui para fazer uma seleção que seja 100% brasileira*… Pelo menos eu acredito nisso… E sem tantos brucutus no meio de campo… Nada contra volantes… tudo contra volantes sem inteligência, qualidade técnica, iniciativa e criatividade…

Precisamos curtir de novo a seleção e, para isso, carecemos de sangue novo, de atletas que queiram muito vestir a amarelinha; atletas que, aliados a alguns jogadores experientes e, creio, também um treinador mais experimentado, podem  novamente despertar a paixão do brasileiro pela sua Seleção. 

Chega de torcer para a Selecinha ou para a Legião Estrangeira… Alguém consegue imaginar vários dos jogadores da Seleção do Dunga na Copa de 2010?

* Vai aí uma amostragem de que é possível fazer uma Seleção Brasileira de qualidade somente com jogadores que atuam no Brasil… Fábio do Cruzeiro (ou Rogério do São Paulo, ou Marcos do Palmeiras, ou Fernando Henrique do Fluminense), Leonardo Moura do Flamengo, Alex Silva do São Paulo, Henrique do Palmeiras, Kléber do Santos, Ernanes do São Paulo, Elias do Corinthians, Diego Souza (do Palmeiras), Douglas (do Corinthians), Nilmar (do Internacional) e Dodô (do Botafogo). Sei que essa escalação vai gerar polêmicas, mas isso é bom, afinal de contas tem vários jogadores qualificados que muitas vezes não conseguimos acompanhar… Sugestões são sempre bemvindas… E, além deles, há também alguns grandes jogadores que, certamente, não podem faltar em nosso time, como Robinho, Kaká, Ronaldinho Gaúcho (devidamente recuperado é insubstituível), Juan, Lúcio…

About the author

João Luís de Almeida Machado