Fazendo um Golias tropeçar

___Há um ano, eu publiquei, aqui no Ops!, um pequeno textinho falando sobre como é maravilhoso que os consumidores possam, graças à internet, reagir contra grandes empresas que prestam serviços ruins. O exemplo que eu citei foi o de Dave Carroll, que teve seu violão quebrado por conta da falta de cuidado dos funcionários da United Airlines e, quando foi reclamar, acabou mal atendido. Dave colocou umas músicas no You Tube relatando o fato e acabou não apenas recebendo inúmeras tentativas de desculpas da empresa aérea, como, também, poduziu dois discos com o sucesso que fez.
___Por obra do Acaso, praticamente um ano depois, foi possível ver outro tipo interessantíssimo de reação, os #DilmaFactsbyFolha.
___Incomodados com manchetes e reportagens tendenciosas que o jornal Folha de São Paulo tem feito contra a candidata do PT Dilma Rousseff, diversos twitteiros começaram a brincar, sem nenhuma liderança, com a ideia de @flaviogomes69: expressar fatos absurdos sobre Dilma. Fatos, vale dizer, que por muito pouco não foram manchetes do jornal, como, por exemplo, que “Antes de Dilma mergulhar no Mar Morto, ele não estava nem doente!“.
___A brincadeira ganhou tal atenção que, em pouquíssimo tempo, chegou não só a ser um dos assuntos mais falados (Trending Topics) do Twitter no Brasil, como, também, do mundo todo. Curiosamente, mesmo com casos de membros da imprensa internacional se interessando pelo fato, a rápida popularização do assunto não foi citada pela Folha e muito menos pelo seu principal concorrente, O Estado de São Paulo.
___No mínimo, vale como mais um exemplo de que é possível reagir ao mal trabalho de grandes empresas. Mesmo sabendo que costuma ser uma luta de muitos Davis para que seja possível acertar uma pequena pedra nos pés de um Golias.
 

About the author

M. Ulisses Adirt