Os blogues do OPS: Ágora com Dazibao no meio


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

 

Descobri a existência do Ágora quando comecei a ver os comentários do Ricardo nos agora falecidos blogues do Idelber Avelar e do Pedro Dória, pelos idos de 2008. Esses blogues eram uma coisa que não existe mais: um magnífico forum de debates em suas caixas de comentários. Inclusive, desconfio, a dificuldade em administrar caixas de comentários tão freqüentadas acabaram pesando muito na decisão de fechar os blogues.
 
Desde a descoberta do Ágora, fui me tornando leitor assíduo, e ele foi ganhando a posição segura que ostenta hoje entre meus blogues preferidos, como já confessei nas minhas avaliações de 2009 e de 2010.
 
O Ricardo é autor de textos especializados na área de psicologia, principalmente sob o enfoque de uma certa “saúde mental” mais coletiva que individual. Com esse objetivo ele vai traduzindo textos, e principalmente, vai elaborando contos e pequenos trechos de ficção mais-do-que-reais, onde a gente pode se ver ou ver gente próxima. Mas cuidado – ler estes textos vai obrigar você a uma desagradável mirada no espelho, que às vezes pode levar a severas crises.
 
O Ricardo também destrincha livros, em leituras que podem ir das mais amenas (e ridículas) às mais complexas e elaboradas.
 
O blogue do Ricardo não é tão lido quanto poderia/deveria. Média de 2000 visitas por mês. Considero que a maior dificuldade de ampliar estes acessos é o fato de o autor escolher títulos que não são amigáveis aos buscadores, justamente por não dizerem praticamente nada sobre o conteúdo dos textos. De modo que meu conselho é: não se acanhe se um título não te chamar a atenção – provavelmente o texto é bem mais importante do que parece.
 
O Ricardo também tem a virtude de cultivar uma grande rede de bons comentadores, o que é uma qualidade invejável num blogueiro. Poderia linkar inúmeros exemplos aqui, mas este fala por si só.
Também acho indispensáveis os comentários mais diretamente sobre política feitos no Ágora. São sempre reflexões profundas e bem fundamentadas, pesquisando antes de escrever, como por exemplo este texto.
 
Mas o Ágora é daqueles blogues em que tudo é política, no verdadeiro sentido da palavra, não no sentido mesquinho que muitas vezes atribuímos ao vocábulo no Brasil.
Neste sentido, o trabalho do Ricardo é uma perfeita amostra do que se propõe a rede de blogues do OPS: em busca de um mundo mais plural e mais justo, cada voz no meio de uma multidão é um passo a caminho de um futuro que sempre pode ser muito melhor. Colocar seus saberes a este serviço, é que faz o Ricardo, com maestria.

 

About the author

André Egg

Músico, historiador e crítico. Professor da UNESPAR. Colaborador do PPGHIS-UFPR. Organizador do livro Música, cultura e sociedade. Página pessoal em http://andreegg.org