O Time dos Sonhos

Todo menino que se preze, na década de 1970 e 1980, jogava futebol de botão. Eu mesmo tinha uma mesa enorme, oficial, e vários times que utilizava em torneios regulares com os colegas da vizinhança. Meus preferidos, é claro, eram o Corinthians [meu time do coração] e a Seleção Brasileira. Mas, para ter graça mesmo, também usava, de vez em quando, o Internacional, o Flamengo, o Palmeiras, a Seleção Italiana, a Argentina…

 

O mais legal era que, além de escalar os times com os jogadores da época, ou seja, chamando cada peça do jogo, de acordo com o seu número, pelo nome do craque que envergava a camisa do time profissional [por exemplo, o número 8 do Corinthians era o Dr. Sócrates, o 10 do Palmeiras era o Ademir da Guia, o 5 do Inter era o Falcão, o 6 do Flamengo era o Júnior…], podíamos ainda idealizar e criar os times de nossos sonhos.
 
Essa brincadeira de menino [escolher o time dos sonhos] é ainda muito praticada, apesar do ocaso dos saudosos jogos de botão, condenados ao ostracismo em virtude do advento dos videogames e do império dos jogos eletrônicos nos computadores e na web. Fazemos isso constantemente e, com certeza, a Seleção Brasileira é um dos itens preferidos dos torcedores, ainda mais nos tempos atuais, em que Dunga insiste com Kleber, Josué, Gilberto Silva…
 
Mas, supondo que você fosse o técnico da Seleção, qual seria o escrete canarinho de sua preferência? Creio que hoje eu escalaria o time pentacampeão com os seguintes jogadores: Rogério Ceni [São Paulo], Leonardo Moura [Flamengo], Juan [Roma], Lúcio [Bayern Munique], André Santos [Corinthians], Anderson [Manchester United], Lucas [Liverpool], Ernanes [São Paulo], Kaká [Milan], Kleber Pereira [Santos] e Jô [Manchester City].
 
Esquema Kamikaze, não acham? Mas gosto de futebol ofensivo e colocaria os meias Anderson, Lucas e Ernanes correndo atrás e mordendo na marcação, saída de bola dos adversários, pegando firme e partindo para a frente alternadamente, para surpreender os adversários. Sentiram falta do Robinho e do Ronaldinho Gaúcho… Eu também, gostaria de chamá-los para o meu time dos sonhos, mas eles estão devendo e ficam no banco, junto com feras como Douglas do Corinthians, Alexandre Pato do Milan, Leandro do Palmeiras, Nilmar do Inter, Luís Fabiano do Sevilha…
 
Há ainda a possibilidade de pensar num time dos sonhos de todos os tempos, mas esse é um tema para outro artigo… Agora, deixo no ar a pergunta, qual é o seu time dos sonhos?
About the author

João Luís de Almeida Machado