Quem vai ganhar a Série A do Brasileirão?


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Todo mundo tem um palpite, normalmente motivado pela paixão, quando falamos a respeito dos favoritos ao título nacional da Série A. Diga-se de passagem que essa paixão se traduz tanto em amor quanto em ódio… Por isso mesmo, palmeirenses não apenas acreditam que seu time será o campeão quanto torcem para que o São Paulo ou o Santos se juntem ao Corinthians na Série B, Gremistas se dizem os favoritos e falam com desdém de seu arqui-rival Internacional, vascaínos afirmam categoricamente que o título irá para São Januário enquanto torcem o nariz para a campanha de seus oponentes cariocas, Fluminense, Flamengo e Botafogo.

Analisando tudo a uma certa distância, é certo dizer que algumas equipes estão com elencos melhores (casos do Palmeiras, Cruzeiro, Inter, São Paulo, Fluminense e Flamengo) – o que poderia fazer dos mesmos os favoritos num primeiro momento.

Outros ainda vem turbinados por ótimas campanhas nos campeonatos estaduais – onde se sagraram campeões – casos de Palmeiras, Cruzeiro, Internacional e Flamengo.

Há ainda os que correm por fora, despretensiosamente, como as equipes do Nordeste e do Paraná, casos de Sport e Coritiba. O time pernambucano, depois do estadual ainda faturou a Copa do Brasil e tem se mostrado praticamente imbatível na Ilha do Retiro. O Coritiba começou bem o campeonato desbancando o Palmeiras e roubando pontos do São Paulo em pleno Morumbi, isso sem contar que também garantiu o caneco estadual…

Outros times de tradição, casos do Grêmio, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense ou o Santos podem aprontar surpresas… Ipatinga, Figueirense, Goiás, Portuguesa, Náutico e Vitória parecem apenas preparados para lutar contra o rebaixamento (apesar do início bastante promissor de campeonato do Náutico, mostrando a força de Pernambuco na competição).

Agora, sem fazer média com ninguém, creio que o titulo irá para um time não paulista… E tenho dito isso desde antes do início do campeonato a todos com que converso… Porquê? Pelo simples fato de que a geopolítica do esporte provavelmente fará com que os times de São Paulo, apesar de sua evidente força, depois de 4 triunfos seguidos (Santos, Corinthians e São Paulo duas vezes), faça com que a taça de campeão vá parar no Rio de Janeiro, em Minas ou no Rio Grande do Sul… Afinal, política e esporte são parceiros e cumplices e, tantos triunfos paulistas no nacional não agradam a ninguém, exceto aos próprios paulistas…

About the author

João Luís de Almeida Machado