Nenhuma noite de terror pode apagar o dia

O 9 de novembro, quatro vezes repetido na história da Alemanha, é uma data que significa tristeza e ao mesmo tempo esperança. Eu fico com a esperança.

 
Quatro vezes 9 de novembro

Na noite de 9 para 10 de novembro de 1938, a 70 anos atras,em toda a Alemanha sinagogas foram queimadas, casas e comércio judeus apedrejados, um sem número foram presos e espancados, 30.000 deles enviados para os campos de concentração. O “Novemberpogrom” ou a “Noite de Cristal” é um capítulo escuro na história da Alemanha.

Em 9 de novembro de 1918 o Imperador Wilhelm II foi deposto e o lider do Partido Social Democrata proclama a república da janela do Reichstag. A República de Weimar se despede da monarquia numa conjuntura difícil das perdas da primeira guerra mundial. Esta durará somente 14 anos e sera destruida pelo Nacional Socialismo de Hitler.

Cinco anos mais tarde em 9 de novembro de 1923, Hitler, da Bavária, tenta em vão por abaixo a democracia de Weimar. O putsch fracassa e não se passaram dez anos, em 1933, ele ascente ao poder.

Na noite de 9 de novembro de 1938, conhecida como Pogrom* ou “Noite de Cristal”, associação ao vidros das janelas das casas e comércio judeus, apedrejados pelos membros à paisana do partido nazista.

Mas se as datas são para serem lembradas, nenhuma outra se tornou tão marcante como o 9 de novembro de 1989, inesquecível: a queda do muro de Berlin. Aquí o 9 de novembro simboliza o desejo de liberdades, a comemoração da derrubada do muro, 40 anos depois de erguido. Dois mundos que se unem, dois Estados teem agora uma chance de se unificarem. A data ficou obscurecida na história pelos os crimes cometidos pelos nazistas. É difícil comemorar alegrias num mundo de tristezas. Neste dia os sentimentos do presente se misturam com as lembrancas do passado n`Este País, Alemanha.

 

Na noite de 9 de novembro de 1938, ouvia-se em toda Alemanha o quebrar de vidros de janelas e comério de judeus. A balança oficial do terror: 91 mortos, 267 sinagogas 7.500 casas de comércio destruidas. A ordem partiu da liderança do Partido nacionalista trabalhista alemão de Munique, em lembrança de 15 anos da tentativa de Hitler de subir ao poder. Em 10 de novembro 30 mil judeus foram enviados para os campos de concentração. A população intimidada se calou. Este foi o começo do terror e culminou no holocauto, a sistemática dizimação de 6 milhões de judeus na Europa.

Mas hoje senhores pensadores, queria lembrar que o muro caiu e a Alemanha teve a grande chance de se unificar. Quando estive em Berlin, comprei um cartão postal como souvenir e lá

estava escrito a frase proferia por Honecker, representante naquela época da DDR a ex Alemanha Oriental:“O muro vai durar mais 40 anos”. Ainda bem que a profecia não se cumpriu e nenhuma noite de terror e miséiras pode mesmo pagar os dias que vieram.

 

Leia mais sobre o tema:

Vamos por uma pedra no assunto

 

*Pogrom entende-se como massacre organizado contra minorias religiosas, nacionais e étnicas.

 

Fotos: Solange Ayres

Monumento na cidade de Drove, comarca de Düren

Stolperstein em Colônia

Muro de Berlin em Kreuzau, comarca de Düren                                                                   Fonte:Deutsches Haus der Geschichte Kolletives  Gedächnis

Spuren jüdisches Lebens in Düren

About the author

Solange Ayres