O matemático que descobriu o Santo Graal

Fermat

Este artigo é resumo da história por trás dos bastidores da descoberta do último teorema de fermat, Alguns fatos foram baseado no livro de Simon Singh ;uma boa dica de leitura para ler descansado no final de semana, aproveite e viaje na história do livro

Um pequeno teorema, mas um grande desafio.

Abaixo podemos ler o enunciado do célebre teorema de Fermat, (também denominado o "grande" ou o "último"), escrita pelo próprio Fermat sobre a margem de uma das páginas de um exemplar das obras de Diophante, editadas, àquela época, por Bachet de Meziriac:

"Cubus in duos cubus aut quadrato-quadratum in duos quadrato-quadratos et generaliter nullam in infinitum, ultra quadratum, potestatem in duas ejusdem nominis fas est dividere.Cujus rei demonstrationem mirabilem sane detexi hanc marginis exiguitas non caperet."

Considerando-se a equação xn+yn=zn, Fermat estabeleceu que, não existem valores inteiros para x, y e z que a satisfaçam, quando n é um número inteiro e maior do que 2.

"Eu descobri uma demonstração maravilhosa, mas a margem deste papel é muito estreita para contê-la."

FermatEsta Anotação foi feita em 1637 à margem de um exemplar da edição preparada por Méziriac (1581-1638) da obra Aritmética, do matemático grego Diofanto (século. III dc): pelo matemático Pierre de Fermat, que lançava o desafio que iria de certa forma, confundir e frustrar os matemáticos mais brilhantes do mundo por mais de 350 anos.

Dos matemáticos, que buscaram uma resposta para o último teorema de fermat, estavam Leonhard Euler, Evariste Galois, Sophie Germain, Yutaka Taniyama,e muitos outros.Nenhum obteve sucesso,mas na tentativa de solucionar o maravilhoso enigma de Fermat; considerado por muitos o Santo Graal dos matemáticos, acabaram por contribuir para o desenvolvimento de outras áreas da matemática.

Pierre de Fermat
Fonte:http://pt.wikipedia.org/

Mas foi em 1994 que o teorema foi solucionado pelo professor da Universidade de Princeton, Andrew Wiles, que se interessou pelo problema ainda menino; lá pelos seus 10 anos. Mas é somente em 1986 é que começou realmente o trabalho de solucionar o teorema de Fermat, e depois de praticamente 7 anos pesquisando, é que Wiles; dando seu trabalho por encerrado, resolve apresentá-lo em uma Conferência, no Sir Isaac Newton Institute for Mathematical Sciences em Cambridge,no dia 23 de junho de 1993, Andrew Wiles, apresenta seu trabalho, após terem se passado mais de 356 anos desde a elaboração do teorema, Infelizmente wiles comete um pequeno erro na sua demonstração, então se afasta por mais um ano, a fim de corrigir o erro e apresentar a nova demonstração reformulada.
Depois de 90 anos, e praticamente 10 anos antes de expirar o prazo de validade, Andrew recebe, em 1997, o Wolfskehl Prize, o mais honroso prêmio entre todos os outros que recebeu até aquela data; pela solução e demonstração do enigma matemático mais famoso dos últimos quatro séculos.
Sua história é contada de forma inebriante no livro O último teorema de Fermat; escrito por Simon Singh;um jornalista científico, Ph.D. em Física pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Singh trabalha no Departamento de Ciência da BBC–TV. Ele é editor da série Horizonte que realizou o filme O Último Teorema de Fermat, transmitido na Inglaterra pela BBC–TV. Este filme foi exibido nos Estados Unidos dentro da série Nova da PBS.

Foram mais de 350 anos de história contadas no livro, envolvendo o teorema que desafiou as mentes mais brilhantes da história da matemática. De certa forma Alguns se sentiram derrotados, até mesmo humilhados, por fracassarem na demonstração da conjectura de fermat. Um drama humano que se desenrolou por 4 séculos,foram grandes sonhos que se desfizeram, mas ficou o brilho intelectual e a extraordinária determinação de cada um dos matemáticos que ousaram desafiar o “grande” enigma de Fermat.
Em certos casos, como é descrito no livro, alguns chegaram ao ponto de cometer suicídio, outros enlouqueceram, em conseqüência do grande absorvimento pela busca do enigma do santo Graal da matemática.
E se pensarmos desta forma podemos considerar Willes e todos os que participaram direta ou indiretamente para esta descoberta, os cavaleiros da távola redonda da matemática. Cavaleiros Que na busca pelo santo Graal acabaram revolucionando a matemática e todas as coisas que dela dependem.

Livro
O último teorema de Fermat (Fermat’s Last Theorem)
Simon Singh
Relato 328 páginas
Tradução de Jorge Luiz Calife
Formato: 14 x 21cm

Vamos esperar que Simon Singh,ou outro grande escritor escrevam outros livros sobre o assunto, a exemplo do excelente livro"O Último Teorema de Fermat".

"O ‘Último Teorema de Fermat’ é um exemplo de um teorema tão bom, que até os seus fracassos têm enriquecido a matemática de uma forma impossível de quantificar." (Stewart, 1995)

Bibliografia:
SINGH, Simon, O Último Teorema de Fermat, 1.ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

GUZMÁN, Miguel de. – Aventuras Matemáticas. Gradiva. Lisboa – 1990

About the author

Antonio Madrid