Proibido criança

Até julho do ano que vem as crianças do jardim de Infância Marienkäfer vão ter que empacotar suas bolas, bonecas e ursinhos de estimação. É que o Jardim da Infância Marienkäfer, em Hamburgo esta de mudanças. Motivo? A vizinhança reclamou judicialmente em 2005 contra o barulho que as crianças faziam e o que é pior, ganharam. No próximo verão o jardim muda para um novo prédio a 10 km de lá.

A que vim:

Com muita alegria, a convite de Rafael Reinehr, que darei a minha contribuição para o OPS. Os assuntos? Histórias e mais histórias, cotidiano, ecologia e assuntos diversos que rolam por aqui.

Da Alemanha, um abraço à toda equipe.

Solange Ayres.

Até julho do ano que vem as crianças do jardim de Infância Marienkäfer vão ter que empacotar suas bolas, bonecas e ursinhos de estimação. É que o Jardim da Infância Marienkäfer, em Hamburgo esta de mudanças. Motivo? A vizinhança reclamou judicialmente em 2005 contra o barulho que as crianças faziam e o que é pior, ganharam. No próximo verão o jardim muda para um novo prédio a 10 km de lá. Mal o prefeito colocava a primeira pedra para construção do novo jardim vieram… as pedradas contra. 20 pessoas das proximidades fizeram reclamação na prefeitura local. Para não perder mais uma vez, foi feito um acordo: Seria construido um muro de 60 m de comprimento e 2!, 2 m de altura. Mas essa não é a primeira vez que a população vai contra a construção de jardins de infância nas proximidades de suas residências. Em outros locais em Berner Wald em Hamburgo houve reclamação na justiça contra um jardim num parque. La também foi exigido que construissem uma cerca contra barulho. Em Munster o prefeito se recusou a dar permissão em 1994 para a construção de um jardim da infância. Os argumentos é que iria provocar muito barulho. Em Stuttgart não foi diferente: A administração deu licença para construção de um local de recreação para crianças deficientes: 3 vizinhos foram contra; os mesmos argumentos: muito barulho. Mais, criança abaixo de 12 anos não é permitido entrar em restaurante, pelo menos em Kraiburg  na Bavária. O dono do estabelecimento não quer que fraldas sejam trocadas na mesa, que vasos sejam jogados ao chão e as toalhas rabiscadas. Disse que até tentou, mas perdeu freguesia. Gentes, isso imaginando que a Alemanha está velha e precisando de sangue jovem. Em 2006 morreu mais gente que nasceu. Segundo estatísticas oficiais 82,31 milhões era a população em 2005 em 2006 éramos 82,44 milhões. E quantos nasceram? Bem em 2005, 686 mil crianças vieram a esse mundão. Em 2006, 680 mil, 6 mil a menos que no ano anteiror. E uma pergunta: Quem então vai pagar para aqueles que se aposentarão no futuro, senão a geração de hoje?

About the author

Solange Ayres