Últimas Palavras


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281
Conta-se que, em seu leito de morte, Jean-François Arouet, que também atendia por Voltaire, foi visitado por um padre. Decidido a salvar a alma imortal do famoso filósofo e contestador, o pároco aproveitou a extrema unção para exortar o moribundo: “Voltaire! Renuncie à Satã e salve sua alma!” Este, prestes a bater as botas, não perdeu a deixa… e apenas disse “Padre, padre… isso não é hora de se fazer inimigos.” Infelizmente não tenho a presença de espírito de Voltaire. Mas farei o melhor nessas que são, também, minhas últimas palavras.

Não, eu não estou morrendo. Calma lá. Eu explico.
 
Acontece que, com esta coluna, eu estou encerrando minha participação semanal na página principal do OPS! Em outros termos (porque sei que alguns de vocês são meio lentinhos): isso quer dizer que não vai ter mais Outras Palavras toda segunda-feira por aqui. Isso NÃO quer dizer que nunca mais vou escrever a coluna, que desisti do OPS! ou vou sair da internet. Eu estou apenas me desincumbindo da tarefa de fazer uma coluna nova toda semana, obrigação a qual, por razões pessoais e profissionais eu não conseguiria mais dar conta. Assim, ao invés de continuar forçando a mão, em um processo que inevitavelmente resultaria em colunas de qualidade cada vez mais decrescente, eu prefiro me afastar e adotar uma periodicidade mais esporádica.
 
Como disse acima, isso não é, no entanto, uma ruptura com o projeto do OPS! Eu não tenho nenhum sentimento pelo Rafael ou o Milton, meus editores, que não seja de mais profunda e sincera admiração e gratidão. Enquanto tiverem o terrível mau gosto de apreciarem meus mau-escritos, estarei feliz em cerrar fileiras com eles. Tanto é verdade que fator importante na decisão de quebrar a constância da coluna foi minha vontade de voltar a me dedicar integralmente ao meu blog, que andava meio desértico. Eu sinto falta de poder me expressar de forma mais artística e pessoal que as convenções de uma coluna permitem e realmente acredito que o espaço do Retrato, que tem mais amplitude temática e maior flexibilidade, é um lugar mais adequado para mim nesse momento.
 
(Vale dizer que em nenhum momento sofri pressão editorial por parte da direção do OPS! Acho importante que isso fique claro. Mas uma coluna, por mais livre que seja, sempre vai exigir um esforço mínimo de coerência e dedicação que não posso mais garantir. No Retrato, por sua própria natureza despretensiosa, eu me sinto mais confortável para arriscar e errar.)
 
Eu compreendo que nesses últimos meses alguns de vocês, por falta de juízo crítico, caráter intelectual ou só para passar o tempo, passaram a tolerar, ou até mesmo, cruz-credo, apreciar essa coluna. Nesse caso recomendo a vocês que passem a ler meu blog, também hospedado por essas bandas, onde publicarei desde material original até outros ensaios e artigos, sobre o que me vier na cabeça. Como o OPS! é minha casa, é também possível que futuros artigos do blog dêem as caras na página principal como colunas, aqui ou em outras seções… como isso ainda depende de alguns acertos com editores, sugiro que vocês fiquem de olho no portal. De quebra, podem aproveitar para ler e conhecer as colunas dos outros pensadores selvagens. Não bastasse o talento com que já divido espaço, o OPS! continua recebendo novos colaboradores e implementando mudanças. Ainda tem muita coisa boa vindo por aí.
 
Até mais.
About the author

Felipe Damorim

Felipe Damorim se formou em uma faculdade, e desistiu de outras duas. Editou livros, publicou contos, manteve blogs e dirigiu filmes. As pessoas dizem que gostaram de tudo, pelo menos na cara dele.