E viva às batatas


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Umas das batatas que diferem ao nosso padrão e uma espécie dita como irlandesa sendo meio arroxeada e que produz uma baba parecida com a do inhame…

A culinária irlandesa não é a glória para os amantes da comida. A base para a maior parte dos pratos irlandeses é a batata, necessariamente aqui é o lugar para se enfarar delas. Já ouvi muitas vezes os meus amigos, que alugam um quarto na casa de uma família, reclamarem que todos os dias comem batata. Além da tradicional batata frita – que compõe o tradicional prato inglês “fish and chips” – há o purê, assada, torta, ensopada, etc. Além disso, podemos encontrar muitos tipos de variados tamanhos e cores nos supermercados. Umas das que diferem ao nosso padrão e uma espécie dita como irlandesa sendo meio arroxeada e que produz uma baba parecida com a do inhame.

Os irlandeses, geralmente aos domingos, fazem um grande café da manhã. Isso acontece aos fins de semana porque é o dia em que se pode acordar mais tarde e porque se essa dieta fosse seguida diariamente existiriam grandes problemas de colesterol alto entre os habitantes. Então, domingo de manhã é dia de comer batata frita, lingüiça de porco, feijão verde (que é levemente doce), torradas, bacon, cogumelos e ovos. Algumas pessoas ainda acrescentam o “black pudding” que é algo parecido com o chouriço – eu não posso recomendar porque não comi, por ser algo que não me atenta. Mas, a lingüiça de porco tem um gosto diferente no principio e no fim a gente acaba apreciando.

As carnes são um tanto caras e não tão suculentas quanto às brasileiras e, por isso, a gente pode ouvir os irlandeses “implicarem” a respeito de nossa carne, quando dizem que nós vendemos carnes fora dos padrões das medidas sanitárias. Ou quando dizem que a carne argentina é muito melhor. tudo isso por uma certa briga passada para ver quem teria o mercado de carnes europeu. E a rixa entre Brasil e Argentina aqui é bem conhecida, principalmente por causa do futebol. Mas, acham-se bons bifes de porco, carnes bovinas e de vez em quando salmão bem fresco em promoção. E há os segredos, que ainda não descobri, para se encontrar uma boa picanha para um churrasco ou mesmo na panela. Agora, o preço do peito de frango é quase assustador ao contrário do peito de peru, tanto que ultimamente preparo o meu strogonoff com a segunda opção e com alguma variação do creme de leite, aqui chamado “double fresh cream”, mas que não chega aos pés do gosto do creme de leite.

About the author

Keila Vieira