O “Príncipe dos matemáticos”

A biografia de um dos gênios da matemática, Carl Friedrich Gauss, conhecido por muitas façanhas, quando ainda nem sabia falar direito, poderia ser narrada num livro de incontáveis páginas, pois sua vida e obra abrangem áreas, muito além da matemática…

Carl Friedrich Gauss

Nasceu a: 30 de abril de 1777, em Brunswich, na Alemanha.
Morreu a: 23 de Fevereiro de 1855, em Göttingen, na Alemanha.
É considerado um dos três maiores matemáticos de todos os tempos, juntamente com Arquimedes e Newton. É frequentemente chamado de “Príncipe dos matemáticos”, apelido que lhe cai muito bem.
Filho de jardineiro e pedreiro. Severo e brutal, tudo fez para impedir que seu filho desenvolvesse seu grande potencial. Foi salvo por sua mãe Dorothea e seu tio Friederich que percebeu a inteligência de seu sobrinho. Dadas às precárias condições econômicas da sua família, recebeu o precioso apoio do Duque de Brunswich que reconheceu nele uma criança-prodígio. Este apoio começou quando Gauss tinha 14 anos e permitiu-lhe dedicar-se exclusivamente aos estudos, durante 16 anos.
Com 19 anos provou que um polígono regular de 17 lados poderia ser construído com o uso de apenas uma régua e um compasso. Ainda antes do seu vigésimo quinto aniversário, já Gauss era famoso pelo seu trabalho em Matemática e Astronomia. Em 1807, Aos 30 anos, foi nomeado professor, e diretor do Observatório de Göttingen, cidade da qual raramente saiu, exceto por questões científicas. Aí, trabalhou durante 48 anos (de 1807 a 1855) até à sua morte, com quase 78 anos.
A vida pessoal de Gauss foi trágica e complicada. Um pai insensível, a morte prematura da sua primeira mulher, a pouca saúde da sua segunda mulher e uma terrível relação com os seus filhos negou-lhe, até tarde, a possibilidade de vida estável no seio de uma família equilibrada.
Mesmo com todos estes problemas, Gauss manteve uma rica, e espantosa atividade científica. A sua precoce paixão pelos números e cálculos estendeu-se à Teoria dos Números, à Álgebra, à Análise, à Geometria, à teoria das Probabilidades e à Teoria dos Erros. Ao mesmo tempo, levou em frente uma intensiva pesquisa empírica e teórica em muitos outros ramos, incluindo Astronomia Observacional, Mecânica Celeste, levantamento topográfico, Geodésica, Geomagnetismo, Eletromagnetismo e Mecanismos Ópticos.
Era perfeccionista, metódico e circunspecto, um perfeito contra-exemplo para o tradicional estereótipo do gênio matemático. Um dos poucos amigos que costumava receber era George Ribbentrop, um convicto e excêntrico solteirão, professor de direito em Gotingem. Conta-se que numa noite em que Ribbentrop jantava no observatório, caiu forte tempestade, e prevendo as dificuldades do amigo, Gauss insistiu para que ele ficasse para dormir. Num momento de descuido o hóspede desapareceu misteriosamente. Algum tempo depois bateram à porta, e o atônito Gauss recebeu de volta o amigo, ensopado dos pés a cabeça, mas trazendo seu pijama…

O método que leva seu nome, ou seja, “método de eliminação de Gauss” era conhecido pelos chineses no terceiro século AC, mas carrega o nome de Gauss por causa de sua descoberta em um artigo no qual ele resolveu um sistema de equações lineares para descrever a órbita de um asteróide.

"A matemática é a rainha das ciências, e a teoria dos números é a rainha das matemáticas"

(Gauss)

About the author

Antonio Madrid