Nollaig chridheil agus Bliadhna mhath ùr!


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Esssas palavras praticamente impronunciáveis para os leigos em gaêlico simplesmente significam Feliz Natal e Feliz Ano Novo…

papai noel

Para o Natal, Dublin foi iluminada do mesmo jeito em que vemos em muitas cidades. Mas, o que me chamou a atenção foram às diversas personificações de Papai Noel que pude encontrar pelas ruas da cidade. Um que dançava technotronic na Grafton Street e papais noeis pintados nas vitrines dos pubs com jeito de bêbado. Como se Papai Noel escolhesse a Irlanda para vir beber em companhia de seus elfos e da rena Rudolf.

Mas, de acordo com a tradição Natal com gelo traz sorte para o ano inteiro. Os pedacinhos de gelo tão comuns nas ruas, que não sei se caíram do céu ou se são simplesmente vestígios de água. Os telhados das casas também devem estar branquinhos para a perfeição das expectativas. Porém, durante esses dias preparatórios apenas uma vez eu vi a cidade sob um manto de gelo. Quando levantei bem cedo para trabalhar e andei escorregando pela rua.

A minha ceia de Natal foi uma mistura entre tradição irlandesa e húngara e quiçá eu saiba mais sobre a Hungria do que sobre a Irlanda quanto à festividade. Afinal eu moro com dois húngaros e eles me convidaram para o jantar. Assim, para os húngaros quem monta a árvore de Natal e traz os presentes é o pequeno menino Jesus. Só depois que Papai Noel aparece para novamente dar mais presentes pelo seu dia. E ainda, não pude deixar de comentar o quanto o menino Jesus é super dotado por recém-nascido ser capaz de tamanho trabalho.

Na Irlanda é costume colocar velas nas janelas para receber as pessoas que chegam, antes da ceia há uma espécie de bombinha que quando estourada nos dá uma surpresa, que geralmente são materiais para escritório, e um chapéu de papel parecido com o que os reis magos usaram. E o hábito de comer peru na véspera não difere de nossa cultura, mas para a sobremesa é servido um pudim de passas ao rum que demora dias para ser feito. E no dia 25 os jovens irlandeses cumprem a tradição de pular no mar gelado.

A passagem de ano na Irlanda é tranqüila, não há um lugar específico para queima de fogos e muitos menos shows gratuitos oferecidos pela cidade. Ainda não tenho a minha experiência sobre o réveillon em Dublin, mas também não tenho expectativas além de me refugiar em algum pub, pedir alguma pint de Guinness e esperar algum sinal de 2009. Porque é isso o que os irlandeses preferem, um lugar quentinho e aconchegante para beberem sua cerveja em paz.

Nollaig chridheil agus Bliadhna mhath ùr!

 

About the author

Keila Vieira