A mãe e a filha!

Confesso: três são as coisas que mais me incomodam nas pessoas. Em ordem crescente: burrice, imbecilidade e hipocrisia. As demais qualidades humanas relevo. Afinal, ninguém é perfeito. Das três, sem dúvida, a que mais me faz mal é a última. Daí escrever sobre ela.

A burrice, dependendo da situação, pode ser perdoada. Passa-se “a lo largo” da pessoa e, se possível (se não for um chefe, p. ex.), evitamos qualquer contato. A imbecilidade não. Não há desculpa para alguém ser imbecil. A ninguém deveria ser dada a obrigação, mesmo que por motivos econômicos, de conviver com um imbecil. Mais ainda se for um imbecil esférico, isto é, um imbecil que, olhado por qualquer ângulo, será sempre um imbecil. Com a hipocrisia é diferente.

A cobra bíblica foi o primeiro ser hipócrita do mundo, e dela somos descendentes. Enganam-se os que pensam serem Adão e Eva nossos pais ancestrais. Eva e a cobra representam fidedignamente as duas faces da hipocrisia: as duas que todos temos.

Desde o início a cobra mostrou-se mais forte. Não fora assim e Eva não teria sucumbido. E, desde o início, a hipocrisia, como que de forma hereditária, tornou-se a natureza dos seres humanos.

Interessado que sou pelo estudo do mal, cheguei a uma conclusão: a maldade é filha da hipocrisia. Herdou, em si, Eva e cobra. Há mal maior do que aquele cometido pela hipocrisia? Por quem te olha com olhos de Eva enquanto te morde com presas de cobra?

 Até hoje não sei o que Adão faz nessa história…

About the author

Luiz Afonso Alencastre Escosteguy

Apenas o que hoje chamam de um idoso. Parodiando Einstein, só uma coisa é infinita: a hipocrisia. E se você precisou saber meu "currículo" para gostar ou não do que eu escrevo, pense bem, você é sério candidato a ser mais um hipócrita!