Bandeira, Villa-Lobos e as Tres Mulheres do Sabonete Araxá


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

  Conheci Manuel Bandeira  meninote ainda, gostei logo de cara de suas poesias, seus versos, versos de circunstância… Ah! “As Três Mulheres do Sabonete Araxá, foi meu primeiro alumbramento”. Eu nem sabia o que era alumbramento, mas só podia ser coisa boa, e as tais mulheres do sabonete então, como seriam? Lindas claro. Lindas e nuas, ou talvez, só escassamente recobertas por fino e transparente véu, ah, as três mulheres do sabonete araxá! Que boa fortuna conhecê-las tal Manuel Bandeira as conhecera, íntima e completamente, prerrogativa só dos poetas.
  Heitor Villa-Lobos, didático acima de tudo. No Conservatório Leonie Ehret, a professora e virtuose Maria Cecília levava isso muito a sério. Qualquer publicação com assinatura do grande músico devia ser estudada com desmesurado afinco, até aqueles livretos do Programa de Educação Musical para o Ensino Primário, (acho que era esse o nome, a memória já me anda a sumir), do tempo do Getúlio, o Vargas, década de 30, no tempo da Bumba (a mãe do Bumba).  Na saudosa e querida Escola, tocavamos as Cirandinhas quase todas e o desafio era tocar as Cirandas, o que era quase impossível, na época.
  Somente já rapazote, treze ou quatorze anos é que conheci as obras sinfônicas do Grande Villa-Lobos, e comecei logo com a Floresta do Amazonas, um grande impacto: Foi meu primeiro Alumbramento! Ah, agora sabia como era o primeiro alumbramento, e nem foi com as três mulheres do sabonete Araxá…
  A gravação de l959 da Floresta do Amazonas tem umas particularidades notáveis: O próprio Heitor Villa-Lobos regendo a Symphony of the Air & Chorus, tendo a especialíssima participação da soprano Bidú Sayão! Quando ouvi pela primeiríssima vez este fabuloso disco, em lágrimas, espantaram-me uns graves que a soprano às vezes dava, deixando pra lá a impostação e valendo-se do falsete, pode? Pode, Bidú Sayão pode.
  Estão todos mortos, a Sinfônica, o Maestro, a Soprano. Quando também eu, embarcar nesta viágem, espero que haja um bom Sebo por lá (no Céu) comprarei o disco e pedirei o autógrafo de ambos!
  Por hora, fazendo votos que a tal viagem acima inda demore muito,
  Um forte abraço.

 

About the author

newton lobo