Midlake – A melhor banda da década.


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

 

 
Tenho acompanhado alguns rankings de revistas especializadas e sites sobre os melhores do ano, e também sobre os melhores da primeira década do século XXI.
 
Nem vou ficar chovendo no molhado e lembrando vocês sobre o grau de “relatividade” que paira sobre essas listas, que sempre são muito dependentes do gosto musical dos editores, ou mesmo da linha editorial da revista, (ou em casos mais grotescos depende de qual gravadora paga mais cachê). Mesmo assim, é interessante notar também que em muitos casos a lista dos nomes das pessoas que escolheram (“QI” ou quem indica) aparece com mais evidência que a própria lista de escolhidos… Os meios justificam o fim…
 
Bem, críticas à parte, vamos ao que interessa… Tenho vasculhado essas listas e me surpreendo pelo fato de não estar aparecendo uma banda que tem me chamado a atenção cada vez mais desde que ouvi pela primeira vez aí por 2008: MIDLAKE.
 

Midlake

Naquela época cheguei ao disco “The trials of Van Occupanther”, que é uma espécie de revival de um estilo que dominou os anos 70 com bandas como “Fleetwood Mac”, “Crosby, Stills & Nash” ou mesmo “Simon & Garfunkel”. O som dos caras remete a essas bandas por causa de vários elementos que são raros de encontrar reunidos em uma única banda hoje em dia: melodias surpreendentes, arranjos vocais complexos, suavidade em instrumentos acústicos como flautas transversais e piano clássico, e ao mesmo tempo uma pegada forte quando a música cresce.
 
Realmente, os caras do Midlake não brincam em serviço, e produzem um som de gente grande. Este disco “Trials of Van Occupanther” é uma pérola que merece ser ouvida atentamente do início ao fim. Recomendo que leve no seu i-pod quando viajar para algum lugar bucólico, ou simplesmente para uma caminhada ao por do sol, e se deixe levar pela simplicidade e pela luminosidade dessas canções.
 
Para começar a entrar no clima, ouça “Roscoe”, que tem uma levada muito boa, com bateria bem trabalhada e umas guitarras meio contidas onde poderia haver certamente muito peso (se fosse alguma outra banda qualquer). Depois se deixe levar em outras canções mais leves como “Van occupanther”, “Bandits” e a contagiante “Head Home”. A essas alturas tenho certeza que você já estará contagiado pelo som do Midlake, chutando pedrinhas pelo caminho.
 
E ainda nem comentei sobre em seu novo disco de 2010, “The courage of others”, que fica como tema para outra edição do “Rotas Alteradas”. Mas aí abaixo deixo um link da música “Acts of man” apresentada ao vivo no programa “Later… with Jools Holland” da BBC, o melhor programa de televisão sobre música hoje em dia…
 
Videoclipe da música Roscoe
 
Videoclipe de Head Home
 
Acts of Man ao vivo no Later…
 
 
Só por curiosidade, deixe rolar o som do Fleetwood Mac chamado “Rhiannon” e veja se não tem uma pegada parecida com “Roscoe”
About the author

Afonso Henrique Oliveira Félix