Um pouco de luz By Ricardo Montero / Share 0 Tweet Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280 Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281 Um problema sério observado na quase totalidade das câmeras digitais compactas é o elevado nível de ruído, tanto mais observável quanto maior a sensibilidade utilizada. Comparativamente, as câmeras SLR, mesmo as amadoras, apresentam um nível de ruído incomparavelmente mais baixo. Por quais motivos o indesejável ruído é um problema crônico das câmeras compactas? Por que o nível de ruído das SLR é tão menor? O nível de ruído de uma câmera em muito depende da área que um único pixel ocupa na superfície do sensor. Pixels maiores oferecem uma melhor relação entre sinal e ruído e uma maior latitude de exposição, em especial sob sensibilidade altas (ISOs elevados). A luz recebida pelo pixel é convertida em um sinal elétrico que será amplificado e tratado para enfim se converter em informação digital. Quanto menor o pixel, menor a quantidade de luz captada. Sendo menor a quantidade de luz captada, obrigatoriamente maior será a amplificação do sinal elétrico que será convertido em informação digital. Porém, sempre que se amplifica um sinal, amplifica-se também o ruído marginal; quanto maior o grau de amplificação, maior o ruído resultante. A questão da amplificação explica o maior nível de ruído das fotos tiradas com ISO elevado. Exemplificando, imaginem uma mesma foto tirada em ISO 200 e ISO 800, com uma mesma abertura de f/4.0. Se em ISO 200 usarmos uma velocidade de 1/250 segundo, em ISO 800 usaremos 1/1000 s. Assim, em ISO 200, a luz a ser convertida em sinal elétrico atinge o sensor pelo quádruplo de tempo em relação à exposição em ISO 800. Ou seja, antes da amplificação, o sinal elétrico obtido em ISO 200 tem o quádruplo da intensidade do obtido em ISO 800. Naturalmente, em ISO 800 será necessária uma amplificação de sinal equivalente ao quádruplo da requerida em ISO 200, o que acaba trazendo conseqüências negativas para o nível de ruído. O tamanho de um pixel determina a maior ou menor necessidade de amplificação do sinal. Pixels menores recebem menos luz, o que gera um sinal elétrico mais fraco; conseqüentemente, torna-se necessária uma maior amplificação, que resulta em maior nível de ruído. Relativamente, maiores pixels geram menor ruído; menores pixels, maior ruído. Ainda em relação aos pixels, seu tamanho depende diretamente da área do sensor e de sua resolução. Na comparação entre sensores do mesmo tamanho, o que apresenta menor contagem de pixels obviamente apresenta pixels maiores. Óbvio também que entre sensores com a mesma quantidade de pixels, o de maior superfície apresenta pixels de maior tamanho. A evolução tecnológica tornou os sensores de hoje menos ruidosos que os mais antigos de equivalente tamanho de pixel. Como veremos na tabela a seguir, um grande problema é o velocíssimo aumento da quantidade de pixels observado ao longo dos anos, o que acabou por “miniaturizá-los”. 1 mícron (1 µm) = 1/1000 mm Nesta tabela, as câmeras estão divididas em grupos: compactas (fundo verde), compactas avançadas (rosa), SLRs amadoras (azul), SLRs semi-profissionais (laranja) e profissionais (lilás). Impressionante em todos os grupos o aumento do número de pixels. As câmeras atuais disponibilizam pelo menos o dobro da resolução oferecida pela safra 2002/2003. Notável também é que o tamanho dos sensores pouco variou dentro de cada grupo. Como conseqüência da batalha de marketing estabelecida pelos fabricantes em busca de mais e mais pixels, observa-se que a área ocupada por cada pixel está cada vez menor. Para cada um dos grupos, a área de um pixel nas câmeras atuais corresponde à metade do valor utilizado há meia década. No caso extremo das compactas Sony analisadas, a superfície de um pixel do modelo 2008 equivale a menos de um quarto da área ocupada pelo modelo 2002. Ou seja: o sinal elétrico, obtido a partir da luz, precisará de uma amplificação bastante maior, o que resulta em maior ruído. O que também fica muito evidente é o quão maiores são os sensores e os pixels de câmeras SLR em relação às compactas. Entre os modelos atuais analisados, o menor pixel de uma SLR tem sete vezes e meia a área do maior pixel de uma compacta, o que explica os altos níveis de ruído das compactas, em especial em ISOs altos. Claro que a qualidade de imagem oferecida por uma câmera digital depende não apenas do sensor, mas também do processador de imagens da câmera e da ótica das lentes. De todo modo, bom lembrar que de nada adianta a melhor das lentes alemãs enquanto o sensor funciona com elevado ruído.