Pequenas ações, grandes impactos


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Algumas pequenas mudanças em nosso costume cotidiano podem ajudar (e muito!) a sustentabilidade do planeta. No artigo passado falei sobre algumas mudanças que podem ser promovidas em casa. Vamos seguir repensando nossos hábitos e como podemos contribuir para mudanças significativas em nosso ambiente.

Lixo e dejetos no local correto

Diariamente produzimos grandes quantidades de lixos e dejetos que são descartados no meio ambiente. O lixo que produzimos não é apenas aquele que vai para a “lata do lixo”, existem outros tipos que passam muitas vezes despercebidos como bitucas de cigarro, chicletes e dejetos que descartamos através da rede de esgoto.


Precisamos ter cuidado quanto ao lixo que produzimos. Descartá-lo no local correto é uma atitude eco-responsável que todos nós devemos buscar. Para os que fumam, ao invés de jogar o que sobrou do cigarro no chão, procurem por lixeiras ou coletores. Já o chiclete é algo que povoa as calçadas e ruas de nossas cidades. Procure descartá-lo embrulhando-o em um papel.

Papel higiênico é no lixo

Agora um dos dejetos que pouco pensamos ao descartar é o papel higiênico usado. Esse tipo de papel não será reciclado quando descartado no lixo. Porém, isso não significa que podemos descartá-lo pelas linhas de coleta de esgoto. Portanto jogue o papel no lixo e descarte-o para a coleta juntamente com o lixo orgânico ou não reciclável quando houver.

Esse simples ato tem impacto sobre o esgoto, o gasto de energia e a aplicação de componentes químicos em sua despuluição.

Pilhas, baterias, celulares e eletrônicos

As leis no Brasil ainda são vagas quanto ao tratamento do lixo proveniente de pilhas, baterias, celulares e outros dejetos eletrônicos. Na Europa e EUA as empresas de celulares foram obrigadas a fazer a coleta dos celulares e estruturar sua logística para que as pessoas não descartem seus celulares na natureza. Milhões de celulares são descartados anualmente, juntamente com suas baterias. Esse tipo de lixo precisa ser reciclado pois pode causar a contaminação do solo e lençóis freáticos e portanto sérios riscos à saúde humana.

Antes de descartar qualquer um desses objetos procure por um posto de coleta. O Banco Real através do programa Papa-Pilhas instalou em suas agências por todo Brasil, postos para coleta de pilhas e baterias. Celulares podem ser devolvidos às lojas e operadoras, consulte a sua sempre que trocar seu celular. Baterias de carro por lei devem ser devolvidas à loja no momento da aquisição de uma nova.

Vamos fazer nossa parte? A eco-responsabilidade de cada um fazendo a diferença.

About the author

Paulo Ricardo Colacino e Lício