Bolos macios sem ovos? Sim, isso é possível!


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Olá pessoal, hoje falaremos sobre um dos grandes traumas dos vegans do mundo inteiro: bolo sem ovos. Eis uma questão que tira o sono de todo doceiro que aboliu a crueldade de seu cardápio. Como fazer um bolo sem ovos ficar macio? O que fazer para evitar que o coitado fique, como diria nossa avó, abatumado? Parece um desafio impossível. Todos sabem da leveza, do airado que um ovo concede a qualquer receita.

A primeira coisa a se dizer para aqueles que se aventuram no mundo dos bolos sem ovos é simples: não entre em pânico. Precisamos entender que o ser humano tem uma tendência tão terrível à preguiça que, quando encontramos alguma solução que resolva determinado problema, desistimos da pesquisa e nos acomodamos aquilo. É o que aconteceu com o leite e os ovos na culinária. Depois que suas diversas propriedades positivas pata a cultura gastronômica foram comprovadas (que não tem nada a ver com nutrição, e sim com sabor e textura das receitas), o leite e, principalmente, os ovos foram tidos como insubstituíveis pelos chefs do mundo inteiro, por gerações e gerações a fio. Mas, como também dizia a vovó, é a necessidade que faz o sapo pular. O problema ético acabou obrigando os chefs vegans a buscarem (desesperadamente, diga-se de passagem) o, ou os, substitutos ideais para os famigerados ovos. E, pasmem, encontraram as mais diversas e criativas soluções.

Criatividade, experimentação e paciência são as palavras-chave quando tratamos de bolos sem ovos. É preciso testar receitas e muitas vezes ficar triste com as pedras que tiramos do forno. Uma pesquisa rápida pelo google oferece algumas pequenas receitas caseiras de substitutos de ovos, como sementes de linhaça batida com água, por exemplo (serve para dar liga em diversas receitas, mas não indico muito para a maioria dos bolos). Diversas idéias vão surgir e, para escolher qual será testada, é preciso ter em mente qual característica do ovo é necessária para determinada receita, e daí tentar deduzir quais substituições se fazem necessárias. É só para dar liga em alguma receita? Semente de linhaça batida com água ou até mesmo algum tipo de óleo vegetal, com um pouco de farinha de trigo, podem resolver facilmente o problema, assim como o amido de milho pode ser útil nessas horas, mas é preciso tomar cuidado com o gosto forte que ele traz. A receita traz muitos ovos e nem um pingo de óleo? Acrescentar óleo vegetal será então, provavelmente, uma ótima idéia, substitui bem em muitos casos a gordura do ovo. Há diversas receitas de bolos sem ovos em que o óleo da uma maciez e leveza de primeira. Agora a melhor maneira de deixar um bolo bem fofo, um mousse bem aerado, um suflê bem leve, macio e ao mesmo tempo consistente, existem duas soluções praticamente mágicas: tofu batido com água (bem pouca água, para ficar um creminho bem consistente e homogêneo) ou creme de soja, o mais consistente possível de preferência (aqui em casa usamos para isso o creme de soja da Batavo®). É inacreditável. Eu aconselho a medida de 6 colheres bem cheias do creme de tofu para cada ovo, ou quatro a cinco colheres bem cheias do creme de soja para cada ovo pedido na receita. O creme de soja pode ainda, com muito mérito, substituir as claras em neve em receitas como mousses ou flans, na medida de 200 ml de creme de soja para cada três claras batidas em neve.

Mas o mais importante é sempre saber experimentar. Outras combinações podem dar certo também, e quanto mais pessoas estiverem em suas casas testando suas invenções, mais rapidamente progredirá a culinária vegan. Não tenha medo de estragar uma receita, é preciso sair do conformismo que nos leva a fazer as coisas sempre das mesmas maneiras. As medidas passadas acima, por exemplo, podem variar, às vezes até bruscamente, pois os ovos são usados de diversas maneiras e com diferentes funções em cada receita. Por isso é sempre importante testar e testar.

Então agora é a sua vez. Vou passar uma receita de bolo de chocolate de liquidificador, bem simples, adaptada da receita original contida no site da Vila Sabor. Experimente-a, teste receitas novas, divirta-se com as infinitas possibilidades da cozinha veg!

***

Bolo de chocolate de liquidificador

Massa

– 1 xícara de chá de leite de soja morno

– 18 colheres de sopa de tofu batido com água ou 15 colheres de sopa de creme de soja (substituindo 3 ovos)

– 4 colheres de sopa de margarina vegetal derretida

– 2 xícaras de chá de açúcar

– 1 xícara chá de cacau em pó

– 2 xícaras chá de farinha de trigo

– 1 colher de sopa de fermento químico em pó

Cobertura

– 1 xícara chá de açúcar

– 3 colheres de sopa de amido de milho

– 5 colheres sopa de cacau em pó

– 1 xícaras chá de água

– quanto baste de sal

– 3 colheres de sopa de margarina

– 1 colher de chá de essência de baunilha

Bata bem todos os ingredientes da massa no liquidificador. Coloque em uma fôrma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo.
Asse por cerca de 40 minutos em forno médio (180ºC), pré-aquecido, ou até a hora que, enfiando um palito de dentes no centro do bolo, o palito saia limpo. Para a cobertura, leve todos os ingredientes ao fogo até engrossar em ponto de brigadeiro. Cubra o bolo em seguida.

About the author

Caio Cezar Mayer