Junk Food Vegetal


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

É impressionante a idéia que muita gente tem de que todo vegetariano é natureba, saudável, magrelo e por aí vai. Se essas pessoas conhecessem meus amigos… Não seria errado dizer que uma dieta vegetariana pode te ajudar a ser mais saudável ou emagrecer, mas não é uma conseqüência natural. É por isso que fiquei realmente impressionado com a generalização do programa MTV Debate do dia 19 de maio, que colocou um apreciador da chamada “Junk Food” do lado da mesa habitada pelos defensores do consumo de carne.

Embora a visão de que uma dieta vegetariana seja teoricamente mais saudável possa servir de argumento para que um sujeito se converta a causa, essa mesma idéia simplista pode afastar outros passíveis da mesma conversão. Já ouvi de muitas bocas coisas do tipo “até acho legal esse negócio de ser vegetariano, mas eu é que não consigo viver só de folinha”. Isso é um absurdo e me causa espanto que a produção de um programa tão bacana como o MTV Debate não tenha apresentado um mínimo de discernimento e, por que não dizer, menos preconceito ao elaborar a mesa debatedora. O que parece um pequeno detalhe se mostra uma distorção inicial que compromete a qualidade do próprio debate, que, cá entre nós, muitas vezes também já não é lá essas coisas devido ao pouco tempo e muita vontade de alguns debatedores que passam por lá.

O importante é que escrevo essa coluna com um único objetivo: assegurar-te o direito sagrado de morrer de infarto com uma dieta vegetariana ou até mesmo completamente vegan. Esse negócio de ser vegetariano saudável é, pra mim, altamente recomendado, mas definitivamente não é obrigatório ou muito menos a única opção possível, e você pode manter sem problemas seu estilo de vida completamente podrera sem cometer crueldade alguma com o reino animal.

Parece estranho “defender” essa possibilidade não-saudável da dieta vegetariana, mas é importante que os mitos e preconceitos com relação ao vegetarianismo em geral caiam o mais rápido possível, inclusive e, talvez, principalmente dentro do próprio e fragmentado universo vegetariano. E o outro lado também é válido: não devemos ser hipócritas, ser saudável também é uma alternativa possível dentro do universo onívoro, não podemos achar que, como vegetarianos, carregamos o monopólio da boa alimentação, e sim lembrar que nossa escolha é ética e/ou pessoal, para que nós mesmos não terminemos por ajudar na criação de mais e mais mitos acerca dos vegetarianos e do vegetarianismo.

Tem gente achando que a gente não pode ter colesterol alto também? Fritura neles! Então que tal uma receita de um super veg X-Tudo, acompanhado de guaraná Dolly e batata-frita para espantar essa naturebice toda?

 

Veg X-Tudo

Você vai precisar de:

– Pão de hambúrguer

– Hambúrguer de soja ou qualquer outro hambúrguer vegetal a sua escolha (você pode comprar pronto ou fazer em casa usando essa receita aqui)

– Tofupiry (receita aqui)

– Rodelas de tomate

– uma glutadela fatiada (Você pode encontrar em estabelecimentos especializados em comida natural)

– um tofu defumado cortado em fatias bem finas

– folhas de alface bem lavadas

– maionese de soja ( Idem a glutadela, ou você pode fazer em casa com essa receita aqui)

– Vegarela (Muzzarela vegetal. Para os paulistanos, se encontra na pizzaria Lar Vegetariano, quano ao resto do pessoal, desculpa gente, não sei se tem em outro lugar, o que tora o ingrediente opcional)

-Óleo para fritar

Como fazer.

Em uma frigideira com quanto baste de óleo, frite o hambúrguer, o tofu defumado e as fatias de glutadela. Corte o pão , espalhe a maionese, coloque o hambúrguer, passe o tofupiry por cima dele, coloque quantas fatias quiser de vegarela, o alface, as rodelas de tomate, e a glutadela e o que mais de veg que você quiser enfiar por lá, afinal, é um X-TUDO! Compre um refrigereco, frite umas batatas e divirta-se.

 

 

About the author

Caio Cezar Mayer